Inteligência Emocional

Inteligência Emocional - Saiba o que é preciso fazer para desenvolver a inteligência emocional.

 


O ser humano é um ser social, pois convive com outros da sua espécie, além de estar inserido em um contexto de grupos, sejam de amizade, de trabalho, religioso entre outros. Entretanto, para saber conviver com os demais, é necessário também lidar com si mesmo, com as suas emoções, pensamentos e modo de ver e viver a realidade ao seu redor, tendo o conhecimento sobre o seu próprio eu como base. Por isso é importante falarmos sobre as emoções e os sentimentos. 


As emoções podem ser consideradas impulsos do que sentimos, uma ação imediada a determinado estímulo e também um resultado de curta duração no corpo (físico e psicológico) a uma situação que a pessoa está vivenciando naquele momento, as emoções podem estimular as pessoas a uma ação/resposta diante de algo. O autor Paul Eckman, cita as 6 emoções básicas universais: raiva, medo, nojo, surpresa, alegria e tristeza.


Os sentimentos diferem das emoções, já que ele representa uma concepção mental, um propósito de uma pessoa para outra, com base nas emoções sentidas, ou seja, ações decorrentes de uma decisão. Com isso podemos concluir que diferente da emoção, que é reação, os sentimentos são uma construção e não algo imediatista. Como exemplo de sentimento podemos citar o amor. 


Agora que já conceituamos as emoções e os sentimentos, poderemos tratar o que o psicólogo e escritor Daniel Goleman cita sobre a inteligência emocional, já que ele foi o responsável por propagar o tema, por isso é considerado o “pai da Inteligência Emocional”, com livro publicado abordando esse assunto. 


Daniel Goleman relata que a inteligência emocional é “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções em nós e nos nossos relacionamentos”, citando também que ao entender e lidar bem com essas emoções, o indivíduo desenvolve melhor a sua inteligência e estratégia para aplicar nas diferentes situações do meio em que poderá estar inserido. 


As pessoas passam muito tempo de suas vidas no trabalho, então vale apresentar mais uma citação de Goleman, relatando que a Inteligência emocional é uma das maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma pessoa, já que no mercado de trabalho e na vida, teremos que lidar constantemente com diferentes pessoas e acontecimentos, portanto, quem consegue ter mais qualidades nos relacionamentos humanos, terá uma tendência maior a conseguir melhores resultados, tendo maior oportunidade de alcançar o seu sucesso.


Existem muitos benefícios da inteligência emocional para os profissionais, vejamos alguns, tais como: 

  • melhora na relação com os colegas, 
  • melhor relacionamento entre líderes e liderados, 
  • melhoria na produtividade, 
  • melhores tomadas de decisão, 
  • diminuição do estresse, 
  • melhoria no clima organizacional, 
  • foco nos objetivos da empresa, 
  • maior qualidade no relacionamento com os clientes externos, 
  • trabalho em equipe e gestão eficiente do tempo. 

Para desenvolver a inteligência emocional é preciso saber reconhecer as emoções e lidar melhor com elas, assim como é preciso treinar constantemente a autoavaliação, a empatia e a comunicação assertiva. É preciso também saber lidar com as críticas da melhor maneira possível, assim como praticar a escuta ativa e sempre cuidar de si mesmo e das relações interpessoais. 


Devemos ter a consciência de que cada indivíduo é de um jeito e tem percepções e culturas diferentes de uma mesma situação, por isso é preciso respeitar as diferenças de ações e de opiniões, para que o convívio entre as pessoas sejam mais eficientes e o dia a dia no ambiente de trabalho seja cada vez melhor, até porque passamos muito tempo de nossas vidas nele.


Então um colaborador que quer ter sucesso em sua carreira, deverá praticar a inteligência emocional, transformando a sua permanência no trabalho em tempo de qualidade e resultados organizacionais e individuais positivos, com a maior probabilidade de sucesso possível.


E como uma dica para entender melhor as emoções, você poderá assistir ao filme "Divertidamente", pois ele explica como o nosso cérebro atua nesse processo.



Postagem Anterior Próxima Postagem