Competências do Profissional da Atualidade


Mercado de trabalho - Competências do Profissional da Atualidade


O mercado de trabalho após a pandemia, ficou ainda mais competitivo, pois as empresas estão buscando cada vez mais qualificados, para estarem dentro do seu quadro de trabalho e é por isso que se torna importante trabalhar melhor as competências profissionais e se encaixar nessa nova realidade. 

Sabemos que as exigências por parte das empresas estão cada vez maiores, e nesse sentido, é essencial estar qualificado e apto para executar as atividades cotidianas, que as empresas estão precisam de seus funcionários, mas não somente as qualidades técnicas são importantes no profissional, os conhecimentos e habilidades comportamentais também são essenciais. 

Citaremos alguns tópicos muito interessantes e que valem o investimento, principalmente daqueles que querem melhorar a sua performance profissional e estar cada vez mais competitivo e estratégico, conforme às necessidades exigidas atualmente.

Tecnologia

Mercado de trabalho e a tecnologia.


A tecnologia está sempre em expansão e durante o período de isolamento social por motivo da pandemia de Covid-19, isso se tornou ainda mais perceptível. As ferramentas tecnológicas proporcionaram durante esse período, uma flexibilização na forma de trabalho, tanto em relação ao home office, quanto em reuniões corporativas, feitas através de aplicativos, assim como também o maior uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente. 

Além disso, saber a utilização de sistemas, saber criar e fazer a manutenção de planilhas, desenvolver apresentações e relatórios, utilização de intranet, e-mail corporativo, selecionar as informações precisas através de buscas na internet, até a adaptação com inteligência artificial e outros procedimentos com base nas novas versões e atualizações desses recursos, pode ser um diferencial competitivo entre uma contratação de um novo funcionário, assim como uma promoção ou demissão. 

Existe outra análise importante, o mercado de trabalho tem uma oferta maior para vagas voltadas para a área de TI (tecnologia da Informação), mas é comum haver dificuldade por parte do RH das empresas, na contratação de mão de obra compatível com a vaga.

Isso porque com a constante mudança tecnológica e a sua crescente, torna-se necessário ter um perfil profissional qualificado e/ou que possua experiência para a atividade. Nesse sentido, algumas empresas têm investido e realizado a sua própria qualificação, preparando os seus funcionários para as exigências atuais da era da informação e do conhecimento. 

Portanto, é importante que os funcionários ou aqueles que estão em busca de um emprego, tenham isso como um fator a ser avaliado. Investir nesse conhecimento é essencial, até porque a tecnologia está em constante expansão e isso perdurará pelos próximos anos. 

Marketing Pessoal

Marketing pessoal e o mercado de trabalho.


Marketing Pessoal é uma área do Marketing ligado a imagem, esta pode ser usada principalmente no mercado de trabalho, pois muitas pessoas necessitam está bem apresentável, com vestimenta adequada, com boa fluência verbal e assim se destacar dentro e fora da empresa e assim conseguir algo melhor.
 
Kotler (2003) afirma que marketing pessoal é uma nova disciplina, que utiliza conceitos e instrumentos do marketing em benefícios da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura.

Listaremos algumas dicas para melhorar o Marketing Pessoal dentro da empresa. 

1- Busque respeitar os seus colegas de trabalho (o respeito é sempre bom dentro da organização entre as partes).

2- Seja mais prestativo com os seus colegas e na sua empresa (assim você ficará mais em evidência e mais visto dentro da empresa). 

3- Procure aprender mais e reclamar menos (quando reclamamos mais do que produzimos, a imagem fica bem negativa). 

4- Busque escutar e falar no momento certo (para não ser mal interpretado). 

5- Tome cuidado com as redes sociais, use a seu favor e não contra. (Por mais que as redes sociais seja um canal de comunicação, têm que se tomar cuidado com a imagem que você passa, pode ser prejudicial para você). 

6- Valorize o seu trabalho (após a pandemia, devemos valorizar sempre o nosso trabalho e assim fazer o máximo que podemos). 

Com o Marketing Pessoal bem elaborado, a carreira de uma pessoa pode evoluir muito e com maior probabilidade de obter um grande sucesso, com isso é importante que a imagem possa ser respeitada perante a empresa, a família, os amigos e nas redes sociais. 

Competências Socioemocionais

Ter os conhecimentos técnicos é muito importante para o alcance de uma vaga, para mantê-la ou para prosperar no mercado de trabalho, mas não somente isso, as competências socioemocionais, ou seja, o conjunto de competências relacionadas a capacidade que uma pessoa desenvolve de lidar com as suas emoções e de como lidar com as outras pessoas, relacionando-se melhor com cada uma delas, assim como aprendendo cada vez mais sobre si mesma e das melhores práticas de lidar com o seu próprio eu, também tornam-se necessárias para o profissional do momento.

Existem muitas competências socioemocionais, mas para exemplificar de forma sucinta, citamos algumas, tais como: inteligência emocional, autoconhecimento, resiliência, consciência social, entre outras. 

Podemos perceber que o desenvolvimento dessas competências, pode melhorar não somente o indivíduo como ser humano e ser profissional, mas também o ambiente que ele estiver inserido, melhorando o clima no ambiente de trabalho e até a produtividade geral. 

 Aprendizagem Contínua

Mercado de trabalho e aprendizagem contínua.


Muitas pessoas pensam que existem situações específicas para aprender coisas novas, por exemplo, começar uma faculdade após o ensino médio, fazer um curso de Excel porque o mercado de trabalho está solicitando nas entrevistas e demais situações. 

Na verdade, o ser humano pode continuar aprendendo ao longo de sua vida e carreira, pois o nosso cérebro possui essa capacidade, além disso, é muito importante continuar estimulando o aprendizado desse cérebro e reforçando o que já foi aprendido.

Seguindo essa vertente, as empresas também solicitam e querem funcionários capacitados, treinados e atualizados, isso porque esses fatores podem ser importantes para ter o capital humano como um diferencial competitivo. 

Simplificando a aprendizagem continuada é a pessoa continuar estudando, aprendendo coisas novas e se qualificando ao longo da sua trajetória profissional e de vida, tornando-se interessante para o trabalho e para a sua empregabilidade

Existem muitas formas de aplicar a aprendizagem continuada, como os treinamentos desenvolvidos pela empresa, cursos presenciais ou online, pós-graduações, leitura de livros e/ou e-books, acompanhar canais e/ou podcast voltados para o conhecimento, entre outras formas diversas.  

Agora você deve refletir sobre as competências que você já possui, para potencializá-las e sobre as que você ainda não possui, para desenvolvê-las. E para manter-se sempre atualizado dos assuntos importantes no momento, acompanhe a nossa página e aproveite as leituras dos nossos artigos. Até a próxima! 

Caso você queira saber mais sobre esse assunto, acesse...


BIBLIOGRAFIA.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Deve Saber. 3° ed. São Pulo: Elsevier, 2003.


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