Marketing Digital

 

notebook, o celular e uma máquina fotográfica representando o mundo do marketing digital

O marketing é citado por Philip Kotler como "o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros", portanto é uma das áreas da empresa que tem um valor de importância.

Já o marketing digital teve a sua iniciação com a propagação e popularização do avento da internet, obviamente era muito diferente da realidade atual, mas com o cotidiano da web, da criação e uso das redes sociais e o investimento feito pelas empresas, ele tem se tornado cada vez mais comum e mais forte.

A internet passou por uma fase de crescimento nos anos 90, esse período é conhecido como Web 1.0, com os primeiros mecanismos de busca, algumas vendas online e softwares de comunicação disponíveis, inclusive durante essa época que foi criado o Google (Ainda de forma bem simples, se aprimorando posteriormente), assim como outros motores de busca, então o termo Marketing digital começou a ser difundido.

O marketing digital é conceituado como o uso de um ou mais canais digitais, disponíveis para as empresas se divulgarem. Hoje existe uma ampla possibilidade desses canais disponíveis, o que contribuiu para o aumento da facilidade de informação de produtos e serviços negociados e de empresas disponíveis, dando poder de escolha para os consumidores.

O objetivo do marketing digital é estar próximo dos potenciais compradores, gerando relacionamento com os clientes através da internet e fazer a manutenção dessa relação, principalmente focado em fidelização, aprimorando o marketing de relacionamento, já que os canais de comunicação estão mais acessíveis e rápidos.

 Além disso, é possível conseguir novos compradores que ainda não conheciam a marca, beneficiando desde as pequenas empresas até as maiores, atingir pessoas em muitos lugares, elevar a rapidez de comunicação, acompanhar a concorrência, podendo se destacar em relação a mesma, entre outros.

Os novos e antigos empreendedores também têm se beneficiado com o marketing digital, já que alguns canais podem ter um custo beneficio muito viável, necessitando de menos investimento que outras estratégias de marketing, pois o marketing digital está se propagando cada vez mais, contribuindo para retornos significativos para a pessoa jurídica.

O marketing digital também tem propagado novos formatos de trabalho, por exemplo, muitos profissionais de diferentes profissões utilizam um dos canais online para intensificar o conhecimento sobre seus serviços prestados e até vendendo seus produtos próprios ou produtos já existentes em parceria com alguma marca.

Existem muitos canais de marketing digital, propensos a serem utilizados pelas empresas, tais como: redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, busca orgânica e tráfego direto. E entre as redes sociais disponíveis e conhecidas estão o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, o Tik Tok, o YouTube, o X (Twitter), entre outras.

Esses canais têm um alcance muito grande, sendo um dos principais benefícios tanto para os clientes, que ganham opção de escolha, quanto para a empresa, que podem atingir um grande número de clientes e de diversas localidades, o que antes era mais difícil de conseguir, sem a estratégia do digital.

Compreendemos o quanto o marketing digital pode ter vantagens, mas também é importante ressaltar algumas desvantagens, para podermos ter a ciência de ambas as vertentes, as positivas e as negativas. Dentre as desvantagens podemos citar:
  • Desconfiança na compra do produto ou serviço.
  • Falta de internet para o momento da compra ou para a comunicação com a empresa.
  • Grande concorrência.
  • A ansiedade na resposta imediata com os canais de comunicação.
  • Golpes virtuais.
  • Entre outras.


Conclusão

As empresas precisam acompanhar o mercado de consumo, com o objetivo do fortalecimento dos seus negócios, para isso, é preciso avaliar as estratégias atuais disponíveis e adotá-las como prática, assim poderão obter excelentes resultados e percebemos que o marketing digital pode ser muito promissor nessa tomada de decisão.


Postagem Anterior Próxima Postagem