O marketing é
citado por Philip Kotler como
"o processo social por meio do
qual pessoas e grupos de pessoas
satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros",
portanto é uma das áreas da empresa que tem um valor de importância.
Já o marketing
digital teve a sua iniciação com a propagação e popularização do avento da internet, obviamente era muito diferente da realidade atual, mas
com o cotidiano da web, da criação e
uso das redes sociais e o investimento feito pelas empresas,
ele tem se tornado cada vez mais comum e mais forte.
A internet passou
por uma fase de crescimento nos anos 90,
esse período é conhecido como Web 1.0,
com os primeiros mecanismos de busca, algumas vendas online e softwares
de comunicação disponíveis,
inclusive durante essa época que foi criado o Google (Ainda de forma bem simples, se aprimorando posteriormente),
assim como outros motores de busca, então o termo Marketing digital começou a ser difundido.
O marketing digital
é conceituado como o uso de um ou mais canais
digitais, disponíveis para as empresas se divulgarem. Hoje existe uma ampla
possibilidade desses canais disponíveis, o que contribuiu para o aumento da
facilidade de informação de produtos e serviços negociados e de empresas disponíveis, dando poder de
escolha para os consumidores.
O objetivo do marketing
digital é estar próximo dos potenciais compradores, gerando relacionamento com os clientes através da internet e fazer a manutenção dessa
relação, principalmente focado em fidelização,
aprimorando o marketing de
relacionamento, já que os canais de comunicação estão mais acessíveis e
rápidos.
Além disso, é
possível conseguir novos compradores que ainda não conheciam a marca, beneficiando desde as pequenas
empresas até as maiores, atingir pessoas em muitos lugares, elevar a rapidez de
comunicação, acompanhar a concorrência, podendo se destacar em relação a mesma,
entre outros.
Os novos e antigos empreendedores
também têm se beneficiado com o marketing
digital, já que alguns canais podem ter um custo beneficio muito viável,
necessitando de menos investimento que outras estratégias de marketing, pois o
marketing digital está se propagando cada vez mais, contribuindo para retornos
significativos para a pessoa jurídica.
O marketing digital
também tem propagado novos formatos de
trabalho, por exemplo, muitos profissionais de diferentes profissões
utilizam um dos canais online para
intensificar o conhecimento sobre seus serviços prestados e até vendendo seus produtos próprios ou produtos já
existentes em parceria com alguma marca.
Existem muitos canais de marketing digital, propensos a
serem utilizados pelas empresas, tais como: redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, busca orgânica e tráfego
direto. E entre as redes sociais
disponíveis e conhecidas estão o
Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, o Tik Tok, o YouTube, o X (Twitter), entre outras.
Esses canais têm um alcance
muito grande, sendo um dos principais benefícios tanto para os clientes, que
ganham opção de escolha, quanto para a empresa, que podem atingir um grande
número de clientes e de diversas localidades, o que antes era mais difícil de
conseguir, sem a estratégia do digital.
Compreendemos o quanto o marketing digital pode ter vantagens, mas também é importante
ressaltar algumas desvantagens, para podermos ter a ciência de ambas as
vertentes, as positivas e as negativas. Dentre as desvantagens podemos citar:
- Desconfiança na compra do produto ou serviço.
- Falta de internet para o momento da compra ou para a comunicação com a empresa.
- Grande concorrência.
- A ansiedade na resposta imediata com os canais de comunicação.
- Golpes virtuais.
- Entre outras.
Conclusão
As empresas precisam acompanhar o mercado de consumo, com o objetivo do fortalecimento dos seus negócios, para isso, é preciso avaliar as estratégias atuais disponíveis e adotá-las como prática, assim poderão obter excelentes resultados e percebemos que o marketing digital pode ser muito promissor nessa tomada de decisão.