Teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner e trabalho

Teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner e trabalho


A teoria das múltiplas inteligências foi criada pelo psicólogo americano Howard Gardner, na década de 1980. O estudo foi baseado na análise de como o cérebro capta e processa as informações, sendo de grande importância não somente para aquela época, mas também para os dias atuais, pois a teoria ainda é uma referência.

Um dos resultados da teoria aponta que nenhum tipo de inteligência é superior ou melhor do que outra e que cada indivíduo pode avaliar as suas habilidades e assim desenvolvê-las ou potencializá-las, até porque o nosso cérebro está apto a uma diversidade de aprendizados e para Gardner existem 09 tipos de inteligências a saber:

Inteligência Lógico matemática

Capacidade de resolver problemas matemáticos, alta capacidade de memorização, habilidade com cálculos, raciocínio lógico e de uma maneira geral as habilidades com números.

Trabalho: Matemáticos, físicos, contadores, profissionais da tecnologia da informação, administradores, etc.

Inteligência Linguística ou Verbal

Capacidade de comunicação falada e/ou escrita, alta capacidade com as palavras, textos e afins. Aprendizado de idiomas com mais rapidez e facilidade. Podem possuir um vocabulário diversificado e amplo.

Trabalho: Professores, redatores, palestrantes, escritores, jornalistas, poetas, pedagogos, linguistas, tradutores, etc.

Inteligência Espacial ou Visual espacial

Capacidade de visualizar o mundo em boa dimensão, observando cores, formas, linhas, etc. Inclui uma boa memória visual e do ambiente. Boa noção espacial bidimensional e tridimensional. São indivíduos que normalmente aprendem mais através de estímulos visuais.

Trabalho: Desenhistas, design, arquitetos, etc.

Inteligência Físico-cinestésica, Cinestésica corporal ou Motora

Capacidade de controlar movimentos corporais mais específicos ou complexos, com boa noção do ambiente, distância e de espaço. Indivíduos com essa inteligência melhor desenvolvida também podem aplicar o uso de objeto durante uma apresentação de dança ou de esporte com precisão e excelência. Eficiência e eficácia em esportes ou danças individuais e/ou coletivos.
Trabalho: Atletas, dançarinos, atores, lutadores, artistas circenses, malabaristas, etc.

Inteligência Intrapessoal

Capacidade de lidar com si mesmo, gerenciar suas emoções, tomar decisões de acordo com os seus interesses e necessidades, de maneira plausível e apropriada às circunstâncias. Pessoas com essa inteligência em maior desenvolvimento possuem uma maior capacidade de autoconhecimento e autorreflexão, tendo um bom conhecimento sobre suas forças e fraquezas.

Trabalho: Psicólogos, líderes religiosos, etc.

Inteligência Interpessoal

Capacidade de lidar com pessoas de uma modo geral, incluindo liderança, comunicação, resolução de conflitos, inteligência emocional no tratamento com outros indivíduos, independente das diversas personalidades, ou seja, gerir bons relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com essa inteligência mais desenvolvida tendem a ter uma boa compreensão sobre os outros, demonstrando empatia e compaixão.

Trabalho: Psicólogos, professores, assistentes sociais, ativistas de causas humanas, etc.

Inteligência Musical ou Sonora

Inteligência Musical ou Sonora

Talentos musicais
, tocar instrumentos musicais, ler partituras, cantar, compor músicas, distinguir sons, identificar e decorar ritmos, às vezes de maneira rápida e com muita facilidade.

Trabalho: Cantores, compositores, musicistas, etc.

Inteligência Naturalista ou Natural

Capacidade de identificar e desenvolver melhores conhecimentos a respeito da natureza de modo geral, saber sobre animais, plantas, fenômenos naturais e sobre o meio ambiente como um todo. Podem apresentar maior interesse em estar em um ambiente de natureza do que em espaços urbanos. Relação com a fauna e flora.

Trabalho: Biólogos, veterinários, oceanógrafos, cientistas, botânicos, químicos, ambientalistas, ativistas de causas naturalistas, etc.

Inteligência Existencial

Capacidade análise e estudos a respeito da origem da vida, criação e desenvolvimento do ser humano, da cultura e da sociedade, também incluem questionamentos e estudos relacionados a morte, ao universo e a espiritualidade (não necessariamente religiões). Avaliações sobre o mundo, a existência e o ser humano.

Trabalho: Filósofos, sociólogos, teólogos, detetives, etc.

Conclusão:

O ser humano tem ampla capacidade de aprendizado e pode aproveitar essa capacidade para se desenvolver e aprimorar-se constantemente. A teoria das múltiplas inteligências mostra isso, que há muitos saberes e habilidades, não sendo as inteligências inflexíveis ou absolutas, sempre há algo que o cérebro é capaz de aprender ou melhorar.

Postagem Anterior Próxima Postagem