Um dos resultados da teoria aponta que nenhum tipo de inteligência é superior ou melhor do que outra e que cada indivíduo pode avaliar as suas habilidades e assim desenvolvê-las ou potencializá-las, até porque o nosso cérebro está apto a uma diversidade de aprendizados e para Gardner existem 09 tipos de inteligências a saber:
Inteligência Lógico matemática
Capacidade de resolver problemas matemáticos, alta capacidade de memorização, habilidade com cálculos, raciocínio lógico e de uma maneira geral as habilidades com números.
Trabalho: Matemáticos, físicos, contadores, profissionais da tecnologia da informação, administradores, etc.
Inteligência Linguística ou Verbal
Capacidade de comunicação falada e/ou escrita, alta capacidade com as palavras, textos e afins. Aprendizado de idiomas com mais rapidez e facilidade. Podem possuir um vocabulário diversificado e amplo.
Trabalho: Professores, redatores, palestrantes, escritores, jornalistas, poetas, pedagogos, linguistas, tradutores, etc.
Inteligência Espacial ou Visual espacial
Capacidade de visualizar o mundo em boa dimensão, observando cores, formas, linhas, etc. Inclui uma boa memória visual e do ambiente. Boa noção espacial bidimensional e tridimensional. São indivíduos que normalmente aprendem mais através de estímulos visuais.
Trabalho: Desenhistas, design, arquitetos, etc.
Inteligência Físico-cinestésica, Cinestésica corporal ou Motora
Inteligência
Intrapessoal
Trabalho: Psicólogos, líderes religiosos, etc.
Inteligência Interpessoal
Trabalho: Psicólogos, professores, assistentes sociais, ativistas de causas humanas, etc.
Inteligência Musical ou Sonora
Talentos musicais, tocar instrumentos musicais, ler partituras, cantar, compor músicas, distinguir sons, identificar e decorar ritmos, às vezes de maneira rápida e com muita facilidade.
Trabalho: Cantores, compositores, musicistas, etc.
Inteligência Naturalista ou Natural
Capacidade de identificar e desenvolver melhores conhecimentos a respeito da natureza de modo geral, saber sobre animais, plantas, fenômenos naturais e sobre o meio ambiente como um todo. Podem apresentar maior interesse em estar em um ambiente de natureza do que em espaços urbanos. Relação com a fauna e flora.
Trabalho: Biólogos, veterinários, oceanógrafos, cientistas, botânicos, químicos, ambientalistas, ativistas de causas naturalistas, etc.
Inteligência Existencial
Capacidade análise e estudos a respeito da origem da vida, criação e desenvolvimento do ser humano, da cultura e da sociedade, também incluem questionamentos e estudos relacionados a morte, ao universo e a espiritualidade (não necessariamente religiões). Avaliações sobre o mundo, a existência e o ser humano.
Trabalho: Filósofos, sociólogos, teólogos, detetives, etc.
Conclusão:
https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/desenvolvimento-de-carreira/tipos-de-inteligencia