Práticas de Endomarketing

 

Pessoas reunidas

As empresas foram modificando a sua mentalidade em relação aos seus funcionários, deixando de enxergá-los somente como custos operacionais e passando a vê-los com importância, já que os resultados organizacionais e o desenvolvimento das empresas também dependerão deles.

Nesse sentido muitas organizações aplicam estratégias de endomarketing, que é um termo em inglês, sendo criado em 1990 pelo consultor Saul Bekin e que representa a junção de duas palavras: endo (do grego edón, ou seja, “para dentro”) e marketing.

De forma simplista significa um marketing feito “para dentro”, ou “interno”. Isso quer dizer que na prática, o endomarketing é feito para os clientes internos, ou seja, para os próprios trabalhadores da empresa, que inclusive deve ser o seu primeiro cliente. 

Mesmo o termo endomarketing tendo sido criado em 1990 pelo consultor já mencionado acima, o termo só se propagou e popularizou através dos livros de marketing, principalmente nos livros de Philip Kotler, que é conhecido como o pai do marketing.

Vale ressaltar que o conceito de endomarketing e marketing interno, para alguns autores, pode ter diferença, sendo o primeiro mais comercial (o trabalhador é também um cliente, ciente interno) e o segundo sendo mais social (o colaborador gera resultado para a empresa conseguir clientes externos).

Só que a maioria dos artigos trata ambos como sinônimos, já que a própria etimologia da palavra gera esse entendimento, sendo endomarketing e marketing interno apenas termos diferentes para o mesmo conceito, o de que esse marketing é feito para o funcionário atuante da empresa praticante.

Exemplos de práticas de endomarketing

  • Folgas (Exemplo: No dia do aniversário);
  • Eventos comemorativos (Exemplo: Dia das mães, festa de final do ano, etc.);
  • Brindes;
  • Valorização salarial;
  • Benefícios (Exemplo: Gympass, plano de saúde, etc.);
  • Evento de recepção de novos funcionários;
  • Liderança humanizada;
  • Viagens, etc.


Conclui-se, portanto, que o cliente interno se faz fundamental, pois podem ser geradores dos melhores resultados financeiros e de imagem, e é preciso ter esse olhar estratégico, somente assim as empresas podem conseguir o sucesso e o desenvolvimento almejados.

Para saber mais informações a respeito do tema abordado, seguem sugestões de leitura, através dos links abaixo:

https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-endomarketing-na-empresa-moderna-2

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/especial-publicitario/sommit/noticia/2023/10/11/endomarketing-a-estrategia-fundamental-que-alavanca-resultados-nas-empresas.ghtml


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