As empresas foram modificando a sua mentalidade em relação aos seus funcionários, deixando de enxergá-los somente como custos operacionais e passando a vê-los com importância, já que os resultados organizacionais e o desenvolvimento das empresas também dependerão deles.
Nesse sentido muitas organizações aplicam estratégias de
endomarketing, que é um termo em inglês, sendo criado em 1990 pelo consultor
Saul Bekin e que representa a junção de duas palavras: endo (do grego edón, ou
seja, “para dentro”) e marketing.
De forma simplista significa um marketing feito “para
dentro”, ou “interno”. Isso quer dizer que na prática, o endomarketing é feito
para os clientes internos, ou seja, para os próprios trabalhadores da empresa, que
inclusive deve ser o seu primeiro cliente.
Mesmo o termo endomarketing tendo sido criado em 1990 pelo
consultor já mencionado acima, o termo só se propagou e popularizou através dos
livros de marketing, principalmente nos livros de Philip Kotler, que é
conhecido como o pai do marketing.
Vale ressaltar que o conceito de endomarketing e marketing
interno, para alguns autores, pode ter diferença, sendo o primeiro mais
comercial (o trabalhador é também um cliente, ciente interno) e o segundo sendo
mais social (o colaborador gera resultado para a empresa conseguir clientes
externos).
Só que a maioria dos artigos trata ambos como sinônimos, já que a própria etimologia da palavra gera esse entendimento, sendo endomarketing e marketing interno apenas termos diferentes para o mesmo conceito, o de que esse marketing é feito para o funcionário atuante da empresa praticante.
Exemplos de práticas de endomarketing
- Folgas (Exemplo: No dia do aniversário);
- Eventos comemorativos (Exemplo: Dia das mães, festa de final do ano, etc.);
- Brindes;
- Valorização salarial;
- Benefícios (Exemplo: Gympass, plano de saúde, etc.);
- Evento de recepção de novos funcionários;
- Liderança humanizada;
- Viagens, etc.
Conclui-se, portanto, que o cliente interno se faz fundamental, pois podem ser geradores dos melhores resultados financeiros e de imagem, e é preciso ter esse olhar estratégico, somente assim as empresas podem conseguir o sucesso e o desenvolvimento almejados.
Para saber mais informações a respeito do tema abordado, seguem sugestões de leitura, através dos links abaixo:
https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-endomarketing-na-empresa-moderna-2
