Os
modais de transporte são muito importantes para Economia de um país,
pois serve como ferramenta de escoamento para os produtos chegarem aos portos
(e assim exportar para outros países) e nas casas das pessoas, e a sua
outra finalidade, para transporte urbano, ou seja, para as pessoas se
deslocarem de sua casa ao seu trabalho.
Serão definidos os modais de transporte para melhor esclarecimento e assim entender melhor como funcionam.
TIPOS DE MODAIS.
Os modais de transporte são: Rodoviário, Ferroviário, Dutoviário, Aeroviário e o Hidroviário. Será iniciado pelo principal modal do país, o Modal Rodoviário e em outro artigo serão abordados os outros modais.
MODAL RODOVIÁRIO.
Com
a campanha do Presidente Jucelino Kubitschek “50 anos em 5”, que foi o período
do desenvolvimento do país, com o processo de Industrialização e na
criação das montadoras de veículos, principalmente com a chegada da Volkswagen
e com isso o investimento em criação de estradas para que esses veículos
pudessem circular.
É o principal modal do Brasil e possuiu uma extensão de 75,8 mil quilômetros de estradas federais e um total de 1,7 milhões de km de estradas no país, mas infelizmente desse montante somente 213,5 mil km estão pavimentadas.
Este
modal, é responsável pelo maior escoamento de commodities para exportação,
colocando milhares de caminhões em circulação diariamente, para o envio
desses produtos para as pessoas, empresas e para os portos.
Com
as mudanças de condições logísticas no país, ficamos dependentes deste
modal para escoamento de materiais, essa dependência é exemplificada com a a greve dos caminhoneiros em 2018 que durou 10 dias e parou o país.
CARACTERÍSTICAS DO MODAL RODOVIÁRIO.
- Possui
vários meios de transporte de mercadorias e de pessoas.
Esses meios são: caminhões, onibus, vans, motos e carros, dependendo da
região do país ainda é usado a carroça como meio locomoção de pessoas e produtos
(Principalmente do Sertão Nordestinos e áreas da Região Norte).
- Funciona
24 horas por dia. Como é um modal com vários meios de
deslocamento, têm uma maior flexibilidade de movimentação diária.
- Entrega à curtas distâncias. Como é um modal dinâmico, pode entregar em diversas regiões e localidades no país.
- Lei
de Oferta e procura. O modal
Rodoviário, acaba sendo o mais utilizado, pois pode ser usado para pronta
entrega, ou seja, como existe várias possibilidades, acaba sendo o mais
requisitado para o serviço.
- De porta em porta. A entrega pode ser feita, desde um Porto até para a porta do cliente, que pode morar em uma área remota. Como por exemplo, um entregador de um aplicativo que entrega o pedido diretamente ao cliente ou uma transportadora que se desloca de um Estado para o outro para efetuar a entrega final.
DESVANTAGENS DO MODAL RODOVIÁRIO.
O modal Rodoviário por mais que seja usado de forma constante pelos setores Logísticos, têm os seus problemas de gestão e isso pode ser determinante para perda de produtos, atrasos em entregas ou até mesmo assaltados em estradas. Abaixo será abordado alguns itens para melhor entendimento.
- Cargas Completas e Incompletas. Este modal têm a capacidade levar toneladas de grãos para um Porto através de caminhões, como a matéria prima para uma produção e até mesmo um lanche que foi pedido através de um aplicativo de comida.
- CONGESTIONAMENTOS- É um problema constante para o transporte
rodoviário no Brasil, pois o trânsito é um
problema, principalmente nas estradas de grande circulação que estão nas
grandes cidades e isso pode ocasionar em atraso de entrega.
- SEGURANÇA- Pela pressão da entrega, muitos motoristas andam em alta velocidade,
alcoolizado ou até mesmo drogados. Outro problema são os roubos de cargas nas
estradas, principalmente de alimentos ou de produtos valiosos, e não podemos
deixar de falar da falta de sinalização nas estradas que podem provocar
acidentes.
- IMAPCTO AMBIENTAL- Com o aumento de veículos nas estradas, acaba que a emissão dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbônico nas estradas e nas cidades, pode contribuir para as mudanças climáticas no local.
- MÁ CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS- Como
já dito em alguns tópicos acima, como a sinalização das estradas, temos
os buracos e as estradas irregulares, que muitos não têm manutenção, a não ser
as estradas que foram privatizadas e que têm o direito em contrato de cobrarem
um pedágio durante a travessia.
Um exemplo de estrada em má conservação ou sem pavimentação é a BR-230 (Transamazônica), que foi construída no período do Regime Militar e até hoje nunca foi acaba (um dos principais fatores são as condições climáticas na Região Norte), é conhecida como grande elefante branco das estradas brasileiras, pois muitas cargas passam por essa estradas e muitos acabam ficando atolados e precisam ser retirados com um trator.
CONCLUSÃO.
O modal Rodoviário é importante para o deslocamento de materiais, produtos e pessoas em qualquer parte do Mundo, pois facilita a sua distribuição, mas é claro que têm as suas dificuldades e precisa melhorar muito para ser mais eficiente para o setor Logístico dentro de um país.
BIBLIOGRAFIA.
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https://blog.deltaglobal.com.br/26-edicao-pesquisa-cnt-rodovias-brasil/#:~:text=Malha%20rodovi%C3%A1ria%20brasileira&text=O%20Brasil%20possui%201%2C7,se%20comparar%20com%20outros%20pa%C3%ADses, acessado no dia
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Figura
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Governo
Federal- https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/conteudo/rodovias-brasileiras, acessado no dia
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Site UOL-
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/10/31/greve-dos-caminhoneiros-relembre-paralisacoes-anteriores.htm#:~:text=A%20manifesta%C3%A7%C3%A3o%20de%202018%2C%20considerada,paralisa%C3%A7%C3%A3o%20chegou%20a%2024%20estados. Acessado no dia
27/06/2024.
