Qualidade de Vida no Trabalho

 

Qualidade de Vida no Trabalho

A pandemia de Covid 19 impactou o mundo e a esfera trabalhista, pois muitas pessoas tiveram uma experiência muito diferente de tudo o que havia sido vivenciado até o momento. Esse fator influenciou significativamente a qualidade de vida no trabalho.

A qualidade de vida no trabalhoQVT é um conceito que surgiu em 1950 através de um estudo feito por Eric Triste e colaboradores, com o objetivo de entender a relação indivíduo-trabalho-organização, mas o movimento pela QVT só surgiu na década de 70, principalmente nos Estados Unidos.

As publicações iniciais sobre esse tema foram apresentadas por um professor da Califórnia chamado de Louis Davis, que cita a qualidade de vida no trabalho como “a preocupação com o bem estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas atividades laborais”.

É importante salientar a importância da QVT para os funcionários e o seu objetivo central deve ser o de proporcionar experiências humanas benéficas no exercício de trabalho, independente da pessoa ou do cargo que ela ocupe, já que parte significativa da vida de um indivíduo é passada no ambiente profissional.  

Outro fator importante a tratar, é a de que funcionários que têm qualidade de vida no trabalho tendem a desenvolver melhor as suas funções, podendo apresentar uma melhor qualidade na sua execução e gerar uma melhoria na produtividade da empresa, ou seja, existe uma relação direta da QVT com qualidade e produtividade.

Mas não somente a pandemia e todas as pressões causadas pela doença são os fatores únicos que podem afetar a QVT, mas também o cotidiano da empresa, a depender do ambiente organizacional, assim pode-se citar outras origens importantes, tais como:

  • Pressão por metas inalcançáveis;
  • Liderança ruim;
  • Demandas excessivas;
  • Comunicação ineficiente;
  • Falta de ferramentas ou ferramentas inadequadas para a execução de tarefas;
  • Condições de trabalho inapropriadas ou com alto risco de doenças ocupacionais;
  • Desigualdade no tratamento dos funcionários;
  • Políticas de remuneração e benefícios ruins;
  •  Pressões psicológicas de qualquer natureza;
  • Relações interpessoais conflitantes,
  • Etc.

Para que sejam identificadas as causas prejudiciais citadas acima, é preciso avaliar as três vertentes essenciais para a qualidade de vida dos colaboradores, já que estas serão orientadoras ao RH, que tem o objetivo de aplicar a QVT nas suas práticas de satisfação do trabalhador, a saber:

  •  O fator físico;
  •  O fator ambiental,
  •  O fator psicológico e emocional.

Existem tendências sendo desenvolvidas abrangendo essa análise anterior, assim como a aplicabilidade da QVT nas empresas, para que cada vez mais aumente o diferencial competitivo, assim como a retenção de talentos para formar equipes de trabalho cada vez mais eficientes e eficazes. Dentre essas tendências cita-se:

  • Cuidados com a saúde física – Gympass, plano de saúde, campanhas contra o tabagismo, alcoolismo e outras doenças, parceria com postos de saúde para aplicação de vacinas, etc.

  • Cuidados com a saúde emocional e psicológica – grupos terapêuticos, plano de saúde com cobertura de tratamentos psicológicos, terapias, etc.

  • Melhorias do ambiente organizacional – trabalho híbrido, pesquisa de clima organizacional, horários flexíveis, boas práticas de remuneração e benefícios, etc.

Essas tendências devem ser acompanhadas e aplicadas pela área de recursos humanos das empresas, a fim de que a instituição contribua com as melhores práticas de QVT, colaborando para que o seu o capital intelectual se mantenha com o maior nível motivacional possível, já que talentos motivados apresentam melhores resultados.

Para além da motivação, também poderá ocorrer uma melhora no clima organizacional como um todo, a diminuição da rotatividade e do absenteísmo, melhoria no quadro de saúde psicoemocional dos indivíduos, trabalho em equipe satisfatório e muitos outros benefícios da prática da QVT.

As pessoas são a base de uma organização e quaisquer mudanças positivas no cenário organizacional, pode contribuir para o crescimento da mesma, portanto investir em pessoas é uma forma precisa de obter ganhos e uma sustentabilidade da instituição, a fórmula do seu sucesso. 


Para maiores informações acesse...

https://www.conexasaude.com.br/blog/qualidade-de-vida-no-trabalho/

Fontes de pesquisa:

https://administradores.com.br/artigos/4-maneiras-de-melhorar-a-qualidade-de-vida-no-trabalho

https://administradores.com.br/artigos/qualidade-de-vida-no-trabalho

https://administradores.com.br/artigos/voce-sabe-o-que-e-qualidade-de-vida-no-trabalho


Postagem Anterior Próxima Postagem