Feedback — Uma ferramenta de gestão

 

FEEDBACK

O feedback é uma ferramenta estratégica, que tem como objetivo solucionar problemas, orientar os colaboradores a respeito do seu desempenho individual e coletivo, aplicar melhorias, aumentar a produtividade e melhorar o ambiente corporativo na totalidade.

Historicamente o feedback não foi criado como um recurso da área de gestão de pessoas, mas sim na revolução industrial, da prática consequente ao problema de alimentar as máquinas, conforme a demanda delas, no ato de feedback, ou seja, alimentar de volta.

Após décadas, o ato de realimentar a máquina conforme a demanda, foi considerado um modelo de ‘’realimentação’’, usando resultados passados para influenciar os futuros, avaliado pelo cientista de cibernética Norbert Wiener, que posteriormente expandiu a ideia e o significado da palavra.

A aplicação deve ser planejada e agendada, usando linguagem formal. Também deve ser factual, ou seja, avaliação do fato e não o julgamento do colaborador.  Apresentando pontos positivos, assim como os pontos de melhoria necessários.

É essencial que ele seja construtivo, periódico, não abstrato, focado em situações ou problemas específicos e que tenha sugestões de revolução, ou então que se trabalhe isso junto ao colaborador, como uma equipe.

A aplicação eficiente de um feedback pode contribuir para:

  • Uma comunicação interna efetiva.
  • A melhora dos relacionamentos interpessoais.
  • A melhoria do atendimento ao cliente.
  • Uma melhor experiência dos usuários.
  • A melhoria da produtividade.
  • Um bom clima organizacional.
  • A melhora dos produtos e/ou serviços.
  • Um melhor trabalho compartilhado.
  • O desenvolvimento individual e coletivo.
  • O crescimento da empresa/organização.
  • O impacto positivo nos demais funcionários.

A redução da rotatividade/turnover (fluxo de entradas e saídas de trabalhadores), assim como a retenção de talentos.

Conclui-se que o feedback pode ser um excelente método de expansão de empresas e organizações, assim como a sua sustentabilidade no mercado, fazendo com que indivíduos e corporações, mantenham-se em elevação de seus potenciais. 


Sugestão de Leitura: Brainstorming – Uma Ferramenta Estratégica

 


Postagem Anterior Próxima Postagem