Brainstorming é uma importante ferramenta de trabalho criada pelo publicitário Alex Osborn, que a descreveu no livro “O poder criador da mente”. O objetivo dessa técnica é explorar ideias, solucionar problemas e beneficiar-se da criatividade dos envolvidos.
A palavra Brainstorming vem do inglês e a sua tradução significa ‘Tempestade Cerebral’, que também é conhecida como ‘Tempestade de Ideias’ ou ‘Chuva de Ideias’ e se popularizou no meio corporativo e de negócios, onde algumas empresas têm aplicado a ferramenta como uma estratégia.
Para a aplicação do Brainstorming é importante um planejamento adequado, além da
participação de um moderador e um ajudante/secretário (a), onde o primeiro será
o responsável pela aplicação da técnica,
e o segundo deverá fazer as anotações das ideias
que se apresentem, de maneira mais rápida e precisa possível.
Essa ferramenta ocorre como uma dinâmica de grupo, com um espaço de tempo, de forma individual ou em grupos de pessoas, em que cada participante é livre e deve ser incentivado a expor novas ideias e pensamentos, dar soluções inovadoras para os problemas ou processos de trabalho, citar experiências que possam ser úteis no momento, etc.
As
regras do Brainstorming
A técnica de Brainstorming
visa aprimorar o desenvolvimento do trabalho, podendo ser aplicada com sucesso
a diferentes grupos e em situações diversas, mas para que se alcance os
melhores resultados, é importante que existam algumas regras, a saber:
- O ambiente deverá ser o mais confortável e descontraído possível.
- Estabeleça previamente um tempo máximo.
- O mentor que irá aplicar a ferramenta deve apresentar de forma clara o objetivo ou problema que deverá ser resolvido e o que se pretende alcançar dos participantes
- O problema ou projeto ser compreendido corretamente pelos envolvidos, para isso a situação deve ser apresentada de maneira simples e facilitada.
- Deve haver uma total liberdade para todas as pessoas e ideias apresentadas e incentivar novas, ou seja, liberdade de expressão.
- Deve-se fazer uma tentativa de produção do máximo de ideias e opiniões possíveis, sem uma preocupação inicial com a sua qualidade.
- É importante considerar todas as ideias citadas, mesmo que não pareçam adequadas ou pertinentes.
- Não se deve fazer nenhuma crítica ou interrupção das opiniões e ideias geradas.
- As ideias ou opiniões não precisam ter justificativas ou explicações mais precisas, exceto se a pessoa naturalmente quiser complementar, mas é preciso deixar claro para os participantes que isso não é uma necessidade ou obrigação. Também é importante que essa explicação seja o mais sucinta possível.
- As falas devem ser organizadas, para que cada pessoa tenha o seu tempo e para que não seja gerado ruído na comunicação entre as pessoas, para isso o moderador dará a palavra a todos, por ordem de solicitação, evitando distrações ou conversas paralelas.
- Podem ser feitas associações ou complementos às ideias de outros participantes.
A técnica de Brainstorming possui três fases segundo Miniccuci (2001), são elas:
1ª Fase: Exposição de abertura: Onde devem ser passadas todas as informações relevantes, inclusive o objetivo da reunião.
2ª Fase: Exposição de ideias: É a parte prática de toda a ferramenta, onde
as ideias deverão ser expostas e anotadas. Fase produtiva.
3ª Fase: Fase de escrutínio: É a etapa de análise e de seleção das ideias, separando as que serão utilizadas das demais.
Para alguns especialistas a técnica é considerada ultrapassa e pode não gerar os resultados almejados, já para outros a ferramenta pode ser interessante a depender da maneira que será planejada e aplicada. Alguns relatam que uma estratégia é colocar cada pessoa para pensar sobre o tema de forma individual e não em uma reunião de Brainstorming.
É importante ressaltar, porém, que um Brainstorming estratégico poderá dar bons resultados, tanto na questão de solucionar um problema da empresa, quanto em criar ideias inovadoras e até rentáveis. Às vezes uma solução simples e muito apropriada pode ser apresentada na reunião, isso poderá ser um diferencial.
A ferramenta também pode ser útil para a participação ativa dos
funcionários, pois faz com que eles se sintam parte dos processos da
organização e se sintam mais valorizados, uma ótima estratégia também para a satisfação do colaborador e o seu sucesso na
empresa.
https://criatividade.files.wordpress.com/2007/02/brainstorming.pdf
https://negocia.cv/blog/brainstorming-em-prol-da-criatividade-e-inovacao-53
https://administradores.com.br/artigos/brainstorming-como-realizar
https://diegopiovesan.files.wordpress.com/2010/07/brainstorming.pdf