Brainstorming – Uma Ferramenta Estratégica

 

Cérebro


Brainstorming é uma importante ferramenta de trabalho criada pelo publicitário Alex Osborn, que a descreveu no livro “O poder criador da mente”. O objetivo dessa técnica é explorar ideias, solucionar problemas e beneficiar-se da criatividade dos envolvidos. 

A palavra Brainstorming vem do inglês e a sua tradução significa ‘Tempestade Cerebral’, que também é conhecida como ‘Tempestade de Ideias’ ou ‘Chuva de Ideias’ e se popularizou no meio corporativo e de negócios, onde algumas empresas têm aplicado a ferramenta como uma estratégia.

Para a aplicação do Brainstorming é importante um planejamento adequado, além da participação de um moderador e um ajudante/secretário (a), onde o primeiro será o responsável pela aplicação da técnica, e o segundo deverá fazer as anotações das ideias que se apresentem, de maneira mais rápida e precisa possível.  

Essa ferramenta ocorre como uma dinâmica de grupo, com um espaço de tempo, de forma individual ou em grupos de pessoas, em que cada participante é livre e deve ser incentivado a expor novas ideias e pensamentos, dar soluções inovadoras para os problemas ou processos de trabalho, citar experiências que possam ser úteis no momento, etc.

As regras do Brainstorming

A técnica de Brainstorming visa aprimorar o desenvolvimento do trabalho, podendo ser aplicada com sucesso a diferentes grupos e em situações diversas, mas para que se alcance os melhores resultados, é importante que existam algumas regras, a saber:

  • O ambiente deverá ser o mais confortável e descontraído possível.
  • Estabeleça previamente um tempo máximo.
  • O mentor que irá aplicar a ferramenta deve apresentar de forma clara o objetivo ou problema que deverá ser resolvido e o que se pretende alcançar dos participantes
  • O problema ou projeto ser compreendido corretamente pelos envolvidos, para isso a situação deve ser apresentada de maneira simples e facilitada.
  • Deve haver uma total liberdade para todas as pessoas e ideias apresentadas e incentivar novas, ou seja, liberdade de expressão.
  • Deve-se fazer uma tentativa de produção do máximo de ideias e opiniões possíveis, sem uma preocupação inicial com a sua qualidade.
  • É importante considerar todas as ideias citadas, mesmo que não pareçam adequadas ou pertinentes. 
  • Não se deve fazer nenhuma crítica ou interrupção das opiniões e ideias geradas.
  • As ideias ou opiniões não precisam ter justificativas ou explicações mais precisas, exceto se a pessoa naturalmente quiser complementar, mas é preciso deixar claro para os participantes que isso não é uma necessidade ou obrigação. Também é importante que essa explicação seja o mais sucinta possível. 
  • As falas devem ser organizadas, para que cada pessoa tenha o seu tempo e para que não seja gerado ruído na comunicação entre as pessoas, para isso o moderador dará a palavra a todos, por ordem de solicitação, evitando distrações ou conversas paralelas.
  • Podem ser feitas associações ou complementos às ideias de outros participantes. 

A técnica de Brainstorming possui três fases segundo Miniccuci (2001), são elas:

1ª Fase: Exposição de abertura: Onde devem ser passadas todas as informações relevantes, inclusive o objetivo da reunião.

2ª Fase: Exposição de ideias: É a parte prática de toda a ferramenta, onde as ideias deverão ser expostas e anotadas. Fase produtiva.

3ª Fase: Fase de escrutínio: É a etapa de análise e de seleção das ideias, separando as que serão utilizadas das demais.

Para alguns especialistas a técnica é considerada ultrapassa e pode não gerar os resultados almejados, já para outros a ferramenta pode ser interessante a depender da maneira que será planejada e aplicada. Alguns relatam que uma estratégia é colocar cada pessoa para pensar sobre o tema de forma individual e não em uma reunião de Brainstorming.

É importante ressaltar, porém, que um Brainstorming estratégico poderá dar bons resultados, tanto na questão de solucionar um problema da empresa, quanto em criar ideias inovadoras e até rentáveis. Às vezes uma solução simples e muito apropriada pode ser apresentada na reunião, isso poderá ser um diferencial.

A ferramenta também pode ser útil para a participação ativa dos funcionários, pois faz com que eles se sintam parte dos processos da organização e se sintam mais valorizados, uma ótima estratégia também para a satisfação do colaborador e o seu sucesso na empresa.

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