10 Dicas de como escolher a carreira profissional

10 Dicas de como escolher a carreira profissional


A escolha da profissão é algo natural na vida das pessoas, já que em determinado momento se faz necessário obter retorno financeiro através do trabalho ou através de algum empreendedorismo e essa escolha ocorre de forma natural para alguns, mas também é normal enfrentar dúvidas e incertezas a relacionadas à escolha da vida profissional.

Algumas dicas podem contribuir muito nesse momento e facilitar a orientação, até porque muitos iniciantes em suas carreiras não fazem pesquisas importantes sobre a sua área de atuação ou sobre como o mercado está em relação a algumas profissões ou até as projeções para o futuro.  Vejamos algumas:

1.   Tenha em mente que uma profissão não precisa ser eterna. 

Muitas pessoas pensam que ao fazer uma escolha, ela precisa durar para toda a vida e isso não acontece em relação a escolha de uma profissão. É possível mudar de carreira, ter duas opções ao mesmo tempo (dependendo da carga horária de trabalho) ou adaptar o seu conhecimento a outras áreas ou formatos de trabalho.


2.    Identifique as áreas de interesse no ambiente escolar.

Na escola existe uma tendência natural a gostar mais ou ter um resultado melhor em certas matérias do que em outras, então isso pode ajudar na escolha da profissão ou no mínimo eliminar as que não são do interesse.


3.       Avalie a si mesmo e o seu perfil. 

Conheça a si mesma, avaliando os seus interesses gerais, os seus gostos e as suas habilidades, contribuindo para fazer o filtro de possível interesse profissional.


4.       Procure informações sobre o mercado de trabalho. 

É importante saber quais são as profissões que estão em alta sobre o número de vagas, assim como o oposto, ou seja, a relação de empregabilidade.  Também é importante saber as profissões que estão saturadas e por isso com o risco de acabar, ou ainda que possam ter algumas modificações significativas.


5.       Conheça as profissões atuais e avalie bem cada uma delas. 

Novas profissões são criadas a medida que ocorre o desenvolvimento da sociedade e outras necessidades passam a existir. É importante avaliar bem cada profissão, detalhando-a, tanto em relação a valores de ganho financeiro, locais de atuação, necessidade de formação acadêmica ou de cursos relacionados (disciplinas a serem cursadas e exigências de estágio), etc.


6.       Converse com profissionais da área. 

Os profissionais que já estão trabalhando em determinada profissão têm um olhar ativo e preciso sobre o que estão vivenciando, logo eles podem contribuir muito com uma análise crítica e dar possíveis dicas e sugestões.


7.   Faça cursos rápidos e assista vídeos e palestras virtuais relacionadas à profissão. 

Através de uma rápida inserção em conteúdos é possível entrar no mundo daquela profissão, tendo mais precisão do seu cotidiano, por isso alguns cursos livres podem colaborar, assim como vídeos e palestras de maneira online, de forma fácil e prática. 


8.       Faça projeções de futuro. 

Não é possível prever o futuro exato, mas é possível ter uma projeção de pesquisadores e estudiosos e acompanhar essas projeções na hora de escolher uma profissão. Outra análise importante e refletir sobre a sua carreira em anos e avaliar se realmente é o que almeja para o seu futuro.


9.       Faça um teste vocacional.

O teste vocacional é uma ferramenta estratégica para avaliar o perfil de cada indivíduo e direcioná-lo às possíveis profissões compatíveis.  Através de um profissional qualificado para aplicá-lo e fazer as devidas orientações, será possível estar mais apto a sua escolha.


10.       Não se deixe influenciar negativamente e esteja focado na sua escolha.

Algumas pessoas poderão tentar influenciar negativamente, principalmente os familiares, mas é importante ter foco nos seus reais interesses e tomar a decisão mais acertada, pois é você quem vai trabalhar todos os dias com a profissão escolhida. 

Postagem Anterior Próxima Postagem