O modal ferroviário é o
segundo modal mais importante no Brasil, chegou a ser considerado o maior da
América Latina no período do Segundo Reinado até meados da República, mas com a
expansão do modal Rodoviário na década de 50 acabou que, foi deixando de
ter um investimento devido e por muito tempo foi ficando sucateado.
HISTÓRIA DO
MODAL FERROVIÁRIO.
A história do modal
ferroviário começa no reinado de D. Pedro II, com a construção da 1° Ferrovia
do Brasil e foi construída pelo Barão de Mauá, com o trecho saindo da
Baía de Guanabara (RJ) até a Cidade de Petrópolis (RJ), que era uma das
residências do Rei (como curiosidade, a cidade foi projetada pelo próprio Rei
D. Pedro II) e tinha uma extensão de 14,5 km e a sua inauguração foi no dia 30
de abril de 1854.
Com isso, a expansão do modal
ferroviário serviu para o escoamento dos produtos agrícolas,
principalmente do café que ajudou muito ao país ser considerado um dos
principais países produtores e exportadores desse commodities. Isso
aconteceu, devido as concessões que o reinado deu a investidores estrangeiros,
principalmente aos britânicos, que via como uma grande oportunidade de expansão
no mercado.
Mas na década de 50, começou o
seu declínio do, com o Governo do Jucelino Kubitschek, com a campanha de 50
anos em 5, o país passou por uma grande industrialização e a indústria automobilística
chegou ao Brasil no ano de 1952 e teve o seu primeiro carro montado no
território brasileiro em 1955, pelas indústrias Romi e em 1959 chegou à
montadora Volkswagen, ambas no Estado de São Paulo. Com isso o Governo
Brasileiro começou a investir em construção de estradas, rodovias,
avenidas, para que esses veículos pudessem transitar, e com isso se tornou
o principal Modal do país até hoje (Modal Rodoviário), enquanto o
Modal Ferroviário, foi deixado de lado e os investimentos diminuíram
consideravelmente.
A
IMPORTÂNCIA DO MODAL FERROVIÁRIO.
Desde o século XIX o uso do trem
e do bonde sobre trilhos, serviu como transporte de pessoas de um local
para o outro e atualmente serve como um dos principais meios de transporte de
grande massa no mundo inteiro, além disso, serve como escoamento de matérias
primas, auxilia no agronegócio, ao transporte de minérios e até
mesmo transporte de combustíveis. Com isso é necessário o seu investimento
e sua expansão, com a melhoria das suas vias e consequentemente o
aumento de suas entregas e de serviço de passageiros.
Pegando como base o Brasil, o
país possui aproximadamente 30.000 quilômetros de malha ferroviária,
juntando as ativas e inativas, poderia ser maior, mas a falta de investimento
no setor prejudica a sua expansão e fica refém, da malha rodoviária, um
exemplo disso foi a greve dos caminhoneiros em 2018, que deixou o país parado
uma semana, sem mercadorias, remédios, insumos para os Estados.
O investimento
no setor é primordial, pois na sua característica, possui um custo-benefício
baixo, principalmente com o uso do diesel e não paga pedágio, pode levar grande
volume de carga, de grãos (pois é importante para levar aos grandes portos do
país), pode percorrer grandes distâncias, com baixo impacto para o meio
ambiente, já que não emiti muitos gases poluentes, têm uma maior segurança e
com baixa perda de produtos.
Outra importância para a malha
ferroviária é o transporte de pessoas, pois pode transportar uma
grande quantidade e assim vira uma grande saída para o trânsito nas grandes
cidades, pegando como base as duas principais cidades do país como Rio de
Janeiro e São Paulo o volume transportado é alto e assim possibilita a diminuição
de carros.
Na cidade do Rio de Janeiro o
trem (Supervia) transporta por dia uma média de 312 mil pessoas pelas suas
8 vias férreas e 104 estações, já o Metrô (Metro Rio) transporta em média
650 mil em suas 3 linhas em 41 estações, já na cidade de São Paulo o trem (CPTM) transporta por dia em
média 1,5 milhões de pessoas em suas 5 linhas e 57 estações e o Metrô
(Governo do Estado) transporta em
média 3 milhões de pessoas em suas 6 linhas e 63 estações. Nas duas cidades pode encontrar a integração tanto do trem e do Metrô que facilita a mobilidade
entre as estações.
CONCLUSÃO.
O modal ferroviário para
o Brasil é muito importante, pois além de ser um meio de escoamento de
produtos, serve para transportar uma grande quantidade de pessoas e assim ser
um grande meio de transporte de massa, o investimento dos Governos é essencial
para o seu desenvolvimento e assim não ficar refém do modal Rodoviário, como
por exemplo da Greve de 2018 dos caminhoneiros que parou o país.
O desenvolvimento dos
modais, faz com que o país cresça, aumenta o volume de entregar, melhora a
economia do país e possibilita mais mercadorias disponíveis para a população. O
Agronegócio pode produzir e vender, e com isso baratear mais as mercadorias
para venda e exportação, pois é o modal com baixo custo de combustível e pode
transportar produtos fechado e sem perda e na questão humanitária
pode servir com a chegada mais rápida aos locais de ajuda.
SAIBA
MAIS
SOBRE O MODAL FERROVIÁRIO.
SAIBA
MAIS
SOBRE A LOGÍSTICA HUMANITÁRIA
BIBLIOGRAFIA.
BRASIL ESCOLA- https://brasilescola.uol.com.br/brasil/transporte-ferroviario-brasileiro.htm,
acessado no dia 17/07/2025.
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