Modal Ferroviário

 

Modal Ferroviário

O modal ferroviário é o segundo modal mais importante no Brasil, chegou a ser considerado o maior da América Latina no período do Segundo Reinado até meados da República, mas com a expansão do modal Rodoviário na década de 50 acabou que, foi deixando de ter um investimento devido e por muito tempo foi ficando sucateado.

HISTÓRIA DO MODAL FERROVIÁRIO.

A história do modal ferroviário começa no reinado de D. Pedro II, com a construção da 1° Ferrovia do Brasil e foi construída pelo Barão de Mauá, com o trecho saindo da Baía de Guanabara (RJ) até a Cidade de Petrópolis (RJ), que era uma das residências do Rei (como curiosidade, a cidade foi projetada pelo próprio Rei D. Pedro II) e tinha uma extensão de 14,5 km e a sua inauguração foi no dia 30 de abril de 1854.

Com isso, a expansão do modal ferroviário serviu para o escoamento dos produtos agrícolas, principalmente do café que ajudou muito ao país ser considerado um dos principais países produtores e exportadores desse commodities. Isso aconteceu, devido as concessões que o reinado deu a investidores estrangeiros, principalmente aos britânicos, que via como uma grande oportunidade de expansão no mercado.

Mas na década de 50, começou o seu declínio do, com o Governo do Jucelino Kubitschek, com a campanha de 50 anos em 5, o país passou por uma grande industrialização e a indústria automobilística chegou ao Brasil no ano de 1952 e teve o seu primeiro carro montado no território brasileiro em 1955, pelas indústrias Romi e em 1959 chegou à montadora Volkswagen, ambas no Estado de São Paulo. Com isso o Governo Brasileiro começou a investir em construção de estradas, rodovias, avenidas, para que esses veículos pudessem transitar, e com isso se tornou o principal Modal do país até hoje (Modal Rodoviário), enquanto o Modal Ferroviário, foi deixado de lado e os investimentos diminuíram consideravelmente.

A IMPORTÂNCIA DO MODAL FERROVIÁRIO.

Desde o século XIX o uso do trem e do bonde sobre trilhos, serviu como transporte de pessoas de um local para o outro e atualmente serve como um dos principais meios de transporte de grande massa no mundo inteiro, além disso, serve como escoamento de matérias primas, auxilia no agronegócio, ao transporte de minérios e até mesmo transporte de combustíveis. Com isso é necessário o seu investimento e sua expansão, com a melhoria das suas vias e consequentemente o aumento de suas entregas e de serviço de passageiros.

Pegando como base o Brasil, o país possui aproximadamente 30.000 quilômetros de malha ferroviária, juntando as ativas e inativas, poderia ser maior, mas a falta de investimento no setor prejudica a sua expansão e fica refém, da malha rodoviária, um exemplo disso foi a greve dos caminhoneiros em 2018, que deixou o país parado uma semana, sem mercadorias, remédios, insumos para os Estados.

O investimento no setor é primordial, pois na sua característica, possui um custo-benefício baixo, principalmente com o uso do diesel e não paga pedágio, pode levar grande volume de carga, de grãos (pois é importante para levar aos grandes portos do país), pode percorrer grandes distâncias, com baixo impacto para o meio ambiente, já que não emiti muitos gases poluentes, têm uma maior segurança e com baixa perda de produtos.

Outra importância para a malha ferroviária é o transporte de pessoas, pois pode transportar uma grande quantidade e assim vira uma grande saída para o trânsito nas grandes cidades, pegando como base as duas principais cidades do país como Rio de Janeiro e São Paulo o volume transportado é alto e assim possibilita a diminuição de carros.

Na cidade do Rio de Janeiro o trem (Supervia) transporta por dia uma média de 312 mil pessoas pelas suas 8 vias férreas e 104 estações, já o Metrô (Metro Rio) transporta em média 650 mil em suas 3 linhas em 41 estações, já na cidade de São Paulo o trem (CPTM) transporta por dia em média 1,5 milhões de pessoas em suas 5 linhas e 57 estações e o Metrô (Governo do Estado) transporta em média 3 milhões de pessoas em suas 6 linhas e 63 estações. Nas duas cidades pode encontrar a integração tanto do trem e do Metrô que facilita a mobilidade entre as estações.

CONCLUSÃO.

O modal ferroviário para o Brasil é muito importante, pois além de ser um meio de escoamento de produtos, serve para transportar uma grande quantidade de pessoas e assim ser um grande meio de transporte de massa, o investimento dos Governos é essencial para o seu desenvolvimento e assim não ficar refém do modal Rodoviário, como por exemplo da Greve de 2018 dos caminhoneiros que parou o país.

O desenvolvimento dos modais, faz com que o país cresça, aumenta o volume de entregar, melhora a economia do país e possibilita mais mercadorias disponíveis para a população. O Agronegócio pode produzir e vender, e com isso baratear mais as mercadorias para venda e exportação, pois é o modal com baixo custo de combustível e pode transportar produtos fechado e sem perda e na questão humanitária pode servir com a chegada mais rápida aos locais de ajuda.

 

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BIBLIOGRAFIA.

BRASIL ESCOLA- https://brasilescola.uol.com.br/brasil/transporte-ferroviario-brasileiro.htm, acessado no dia 17/07/2025.

BRASIL ESCOLA- https://brasilescola.uol.com.br/brasil/transporte-ferroviario-brasileiro.htm, acessado no dia 23/08/2025.

BRASIL FERROVIARIO- https://www.brasilferroviario.com.br/historia-da-ferrovia-no-brasil/, acessado no dia 17/07/2025.

CTPM- https://www.cptm.sp.gov.br/cptm, acessado no dia 06/10/2025.

IPHAN- http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/609, acessado no dia 20/08/2025

METRÔ DO RIO DE JANEIRO- https://www.metrorio.com.br/, acessado no dia 06/10/2025.

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PORTAL UOL- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ferrovias-no-brasil-historia-dos-trens-no-pais.htm, acessado no dia 17/07/2025.

SUPERVIA- https://www.supervia.com.br/, acessado no dia 06/10/2025.

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